O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho é original, representa ideias próprias de seus autores, foi desenvolvido de maneira ética e não contém plágio.
  • O trabalho não foi publicado anteriormente e não está sendo considerado para publicação em outro periódico.
  • Todos os autores do trabalho concordam com a sua submissão e assumem responsabilidade pelo seu conteúdo.
  • Quaisquer conflitos de interesse (reais ou potenciais) devem ser declarados durante a submissão do manuscrito em "Comentários para o editor".
  • O manuscrito foi preparado em conformidade com as instruções descritas nas diretrizes para autores, incluindo a formatação das referências bibliográficas.
  • Cinco potenciais revisores (nome, instituição e e-mail institucional) devem ser sugeridos em "Comentários para o editor" durante a submissão do manuscrito.

Diretrizes para Autores

Clique aqui para baixar as diretrizes completas para autores, incluindo a formatação de referências bibliográficas.

Submissão Online

O fluxo de trabalho editorial (submissão, avaliação, edição e produção) do periódico funciona exclusivamente online. Assim, o autor deve se cadastrar no site do periódico antes de submeter seu manuscrito para consideração de publicação na Revista de Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental.

Clique aqui para cadastrar-se no site do periódico. Se você já é cadastrado, clique aqui para acessar a sua conta.

Política de Seção

Os trabalhos submetidos ao periódico podem ter cunho técnico ou científico. Ambos são desenvolvidos de acordo com o método científico e visam a difusão do conhecimento. Entretanto, o trabalho técnico tem caráter mais prático do que o trabalho científico. Este pode ser teórico e/ou prático, sendo elaborado de maneira mais rigorosa e seus resultados discutidos analiticamente. Consequentemente, as referências citadas no trabalho científico devem ser majoritariamente compostas por literatura branca de cunho acadêmico (ou seja, artigos de periódico científico, livros acadêmicos e capítulos de livro acadêmico). Por outro lado, as referências citadas no trabalho técnico podem ser compostas majoritariamente por literatura cinza (ex.: monografia, dissertação, tese, anais de evento, relatório, legislação, protocolo, manual, patente, etc). Segue abaixo uma breve descrição das seções disponíveis para submissão de manuscritos.

Revisão Técnica. Trabalho que compila dados previamente publicados na literatura cinza para uma avaliação crítica da síntese do conhecimento com aplicação prática, identificando tendências e necessidades ao avanço da área.

Revisão Científica. Trabalho que compila dados previamente publicados na literatura branca para uma avaliação crítica da síntese do conhecimento teórico e/ou prático, identificando tendências e necessidades ao avanço da área.

Artigo Técnico. Trabalho completo de caráter prático que reporta dados originais e representa avanço específico no conhecimento de um assunto. As referências citadas no trabalho são majoritariamente compostas por literatura cinza.

Artigo Científico. Trabalho completo de caráter teórico e/ou prático que reporta dados originais e representa avanço específico no conhecimento de um assunto. As referências citadas no trabalho são majoritariamente compostas por literatura branca.

Nota Técnica. Trabalho prático que reporta um conjunto de dados simples e/ou discutidos de maneira breve e superficial, mas que tem potencial para contribuir com o desenvolvimento de trabalhos futuros. As referências citadas no trabalho são majoritariamente compostas por literatura cinza.

Nota Científica. Trabalho teórico e/ou prático que reporta um conjunto de dados simples e/ou discutidos de maneira breve e superficial, mas que tem potencial para contribuir com o desenvolvimento de trabalhos futuros. As referências citadas no trabalho são majoritariamente compostas por literatura branca.

Memória Técnica. Trabalho exclusivamente técnico que visa compilar, organizar e sistematizar o conhecimento prático de uma instituição para uso racional na geração de novos conhecimentos e na tomada de decisões. As referências citadas no trabalho são majoritariamente compostas por literatura cinza.

Além de selecionar a seção para a qual seu manuscrito será submetido, no processo de submissão o autor ainda deverá informar o assunto do mesmo. Essa informação deve corresponder a um dos assuntos listados no escopo do periódico:

  • Biotecnologia
  • Energias renováveis
  • Engenharia ambiental
  • Geociências
  • Meio ambiente
  • Mudanças climáticas
  • Produção sustentável
  • Recursos naturais
  • Segurança alimentar
  • Tecnologia de materiais

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.